terça-feira, 25 de agosto de 2015

Os Perturbadores Desenhos de Sandra Vázquez De La Horra

A Toda Prisa, 2009. Grafite s/ papel, encerado. 35 x 25 cm.
Num primeiro olhar, os desenhos de Sandra Vázquez De La Horra mexem de imediato com os medos que temos fechados dentro de uma caixa num canto da nossa mente. São os medos que sabemos que estão lá, que queremos esquecer que estão lá e que ainda menos lhes queremos mexer.
Transposta a barreira/atitude de julgamento, observamos que o trabalho de Sandra Vázquez assenta em profundas noções espirituais conseguidas na senda contínua de uma busca de conhecimento espiritual para entender a mundanidade que nos rodeia. A américa do sul – a artista nasceu no Chile, em 1967 - é campo fértil em tais fontes de conhecimento: a Pomba Gira e o Umbanda do Brasil; a celebração do Dia dos Mortos e a adoração a Santa Muerte no México, para citar apenas alguns exemplos de cultos enraizados na tradição popular atual e cujas origens se colocam, na verdade, na era pré-colombiana. A ideia de morte é recorrente no trabalho de Sandra De La Horra. Mas aqui, por oposição à noção mais enraizada de fim, ela é trabalhada (mostrada?) como constante da vida. E a confirmá-lo está a perceção imediata que temos dos seus trabalhos quando sentimos que de repente entrámos num mau sonho que tivemos durante a noite e que ao mesmo tempo não conseguimos escapar. Não ficamos indiferentes a estes desenhos que parecem esboços feitos por alguém que esteve noutro lugar, um lugar quase inalcançável, e que voltou para nos mostrar como é.
(via Cargo Collective http://cargocollective.com/lola-boardsandravasquezdelahorra)

Sandra Vázquez De La Horra está representada pela David Nolan Gallery, Nova Iorque http://www.davidnolangallery.com/artists/sandra-vsquez-de-la-horra/).


El condenado, 2009. Grafite s/ papel, encerado. 66,5 x 51 cm.

La protección contra el mal, 2011. Aguarela e lápis s/ papel. 77 x 56 cm.

La compañera, 2010. Grafite s/ papel, encerado. 38,5 x 26 cm.

Oh Sole Mio, 2010. Grafite s/ papel, encerado.

Santo Prodigio, 2010. Grafite s/ papel, encerado.

Sleeping With A Clown, 2008. Grafite s/ papel, encerado. 25 x 17,5 cm.

Sem comentários: